Família - Serviços & Testes

(adulto e infantil)

EXAMES AUDIOLÓGICOS REALIZADOS

O SETOR DE AUDIOLOGIA DA COOLMEIA conta com profissionais capacitados e experientes, preparados para o público infantil e adulto. Além disto, dispomos de equipamentos e softwares com o que há de melhor em tecnologia no mercado.

 

Através de equipamentos específicos e com profissionais experientes, podemos avaliar a audição da criança em qualquer faixa etária, no estado alerta, ou seja, acordada. A seguir você conhecerá os tipos de avaliação infantil disponíveis:

Audiometria INFANTIL COMPORTAMENTAL

Permite avaliar audição em crianças de 0 a 2 anos de idade ou que tenham outros comprometimentos associados.


Observamos o comportamento da criança mediante apresentação de instrumentos sonoros que compõe o KIT AUDITIVO. Este é o único protocolo no Brasil, a oferecer padronização de resultados, utilizando sons não calibrados, de espectro sonoro conhecido. Como utiliza intensidades fracas (38,2 dB NA) é um instrumento mais sensível que a bandinha musical que só possui emissores de média e forte intensidade (acima de 60 dB NA).


A avaliação auditiva comportamental é recomendada como seguimento do PROGRAMA DE TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL, principalmente para os bebês de risco para a surdez. Podemos nesta etapa do desenvolvimento da criança investigar outras funções auditivas que nos primeiros meses de vida não temos condições de avaliar devido à maturação da via auditiva e desenvolvimento motor.


Cuidados para o exame: agendar em horário que a criança esteja bem alerta (acordada).

AUDIOMETRIA EM CAMPO LIVRE INFANTIL - técnica de Suzuki e Ogiba

Permite avaliarmos a audição em bebês à partir de 6/7 meses de idade até 2/3 anos, através da técnica de Suzuki e Ogiba. Para isto, dispomos de um SISTEMA EM CAMPO LIVRE COM SUZUKI E OGIBA acoplado. A avaliação permite detectarmos perdas auditivas mínimas em frequências específicas.


Cuidados para o exame: agendar em horário que a criança esteja bem alerta (acordada).

AUDIOMETRIA TONAL INFANTIL CONDICIONADA

Com uso de fones e brinquedos de encaixe, podemos condicionar a criança à partir de 3 / 4 anos a responder mediante a tons puros permitindo avaliar cada orelha separadamente em frequências específicas.


Cuidados para o exame: agendar em horário que a criança esteja bem alerta (acordada).

AUDIOMETRIA EM CAMPO LIVRE – Ganho Funcional

Através do equipamento em CAMPO LIVRE podemos avaliar o ganho dos pacientes em uso de prótese auditiva permitindo uma melhor adaptação.

Cuidados para o exame: o paciente deve vir com os aparelhos em boas condições de uso e pilhas novas.

AUDIOMETRIA VOCAL

Neste exame apresentamos, pelos fones ou sistema de campo livre, palavras e fonemas como estímulo para avaliar a audição. Pesquisamos a discriminação auditiva (capacidade de entender os sons apresentados) e os limiares de discriminação e inteligibilidade.


Cuidados para o exame: Adulto: evitar exposição a sons intensos e contínuos 14 horas antes do exame.

Crianças: agendar em horário que a criança esteja alerta (acordada).

IMITANCIOMETRIA OU IMPEDANCIOMETRIA

Através de uma pequena sonda que é posicionada, de forma indolor, na entrada do conduto auditivo externo dois tipos de testes são realizados:

– Timpanometria a qual avalia a complacência da orelha média,

– Pesquisa do Reflexo Estapédico, que possibilita verificar a integridade do arco reflexo estapediano e, por conseqüência, de forma indireta, as estruturas das orelhas média e interna, nervo auditivo e tronco cerebral.


Estas provas são de extrema utilidade para o diagnóstico das otites catarrais crônicas em crianças, disfunção tubária, desarticulação do sistema tímpano ossicular.

EMISSÕES OTOACÚSTICAS

TESTE DA ORELHINHA

A pesquisa das emissões otoacústicas evocadas avalia a função das células ciliadas externas da Cóclea. O exame é objetivo, indolor, de rápida execução.

Nossos equipamentos realizam a pesquisa das emissões otoacústicas transientes evocadas e produtos de distorção.

Realizamos a pesquisa das Emissões Otoacústicas para diagnóstico e também para triagem auditiva.


Cuidados para o exame:
Adulto: evitar exposição a sons intensos e contínuos 14 horas antes do exame.
Crianças: agendar em horário de sono da criança e não deixá-la dormir durante o percurso até a Clínica.

TESTES DE PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL

São diversos testes, que com a colaboração do paciente, permite analisar e diagnosticar como o cérebro está interpretando a mensagem auditiva recebida. É um exame indolor, realizado com crianças à partir de 4 anos de idade e possibilita obter informações importantes para o tratamento dos distúrbios de processamento auditivo central.


É indicado para crianças ou adultos que apresentam Dificuldades de Aprendizagem, Dispersão, Dificuldade de Comunicação Oral e/ou Escrita, Dificuldade de Compreensão em Ambientes Ruidosos.


Cuidados para o exame:
Adulto: evitar exposição a sons intensos e contínuos 14 horas antes do exame.
Crianças: agendar em horário que a criança esteja alerta (acordada).

Alergia e Imunologia (adulto e pediátrico)

É a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças alérgicas e imunológicas. Muitos problemas imunológicos se apresentam com infecções de repetições ou até mesmo infecções graves com necessidade de internação. 
As alergias são diversas e podem comprometer a pele, o sistema gastrointestinal e respiratório, e, em casos mais graves, comprometem todo o corpo podendo causar repercussões agudas e graves, com risco à vida.